Se adaptando ao Aparelho

Home - Blog - Se adaptando ao Aparelho

Se adaptando ao Aparelho
03 de Outubro de 2019

Se adaptando ao Aparelho

Muitas são as dúvidas acerca do aparelho ortodôntico móvel! Por ser removível, tem quem ache que é mais fácil de se adaptar e que não exige tantos cuidados. Qual a melhor época para usá-lo? O procedimento demora muito tempo para terminar? Quando o assunto é aparelho ortodôntico, nada é um mar de rosas qualquer um, mesmo o móvel, exige cuidados, responsabilidades e comprometimento com o uso. Por isso, visando tornar a adaptação do aparelho mais fácil, a top separou algumas dicas para que vocês tenham um resultado de sucesso no final do tratamento, confira!

DICAS BÁSICAS E INICIAIS PARA QUEM ACABOU DE COMEÇAR

Chegou o grande dia: a consulta está marcada para você ir até o seu dentista colocar o aparelho. Não precisa ficar nervoso! É normal que quando o dentista instale o aparelho, possa ocorrer alguma desadaptação. O desconforto que o paciente sente acontece, normalmente, no palato (região do céu da boca), na mucosa interna da bochecha, na língua ou nos lábios. Por isso, é importante que o paciente relate logo no dia da instalação do aparelho este desconforto ao ortodontista. Uma dica importante é seguir todas as recomendações de seu ortodontista quanto a remoção e instalação do aparelho móvel, pois ao retirar e remover o aparelho, o paciente pode danificar alguma estrutura ou até mesmo se machucar.

1. LIMPEZA DO SEU APARELHO MÓVEL

O aparelho móvel deve ser limpado frequentemente, de três a quatro vezes ao dia. Isso porque o aparelho acumula bactérias que estão presentes na flora bucal, e esses microorganismos aliados ao acúmulo de saliva, podem causar um mau cheiro no aparelho. A limpeza deve ser feita com escova macia e quantidade média de pasta de dente: Escove o aparelho sem muita pressão para evitar a deformação de algum dispositivo importante e segure firme para evitar que caia no chão. Normalmente o aparelho possui partes de resina acrílica e partes metálicas. Todas estas áreas devem ser limpadas com cuidado.

2. PARA DORMIR TAMBÉM SE DEVE USAR O APARELHO!

Se você é do time que não gosta muito da ideia de usar o aparelho móvel para dormir, saiba que o uso noturno é comumente solicitado pelos ortodontistas. A maioria dos pacientes, inclusive, receberão esta orientação. No entanto, vale seguir sempre a recomendação do seu dentista! Caso ele solicite o uso do aparelho para dormir, não faça de outra maneira - use para dormir. Muitos aparelhos funcionam a longo prazo, e o uso noturno é classificado pelos dentistas como fundamental para o sucesso do tratamento.

3. EU PRECISO TER CUIDADO COM ALGUNS ALIMENTOS OU BEBIDAS? QUAIS E POR QUÊ?

É importante frisar que não se usa aparelho móvel para comer. Por tanto, sempre o remova na hora da alimentação. Isso porque qualquer alimento que você mastigue, pode danificar permanentemente o aparelho. Mastigar alimentos com o aparelho está proibido. Mastigar chicletes então, está totalmente proibido. Eles além de não serem saudáveis, aumentam o risco de cáries, além de poder quebrar ou grudar no aparelho móvel.

4. O APARELHO MÓVEL PRECISA DE MANUTENÇÃO TANTO QUANTO O FIXO

O aparelho móvel precisa sim de um acompanhamento profissional. Alguns ajustes finos precisam ser feitos, e o ortodontista irá cuidar de tudo para que seus dentes melhorem de posição. Visite regularmente o profissional e siga todas as recomendações. Nestas visitas ele poderá observar os machucados, o mau uso do dispositivo, problemas de higienização, desadaptações e outros problemas comuns nos tratamentos, fazendo com que o seu tratamento siga com mais eficiência.

CUIDADOS RECOMENDADOS PARA NÃO DANIFICAR O APARELHO ENQUANTO NÃO ESTIVER USANDO

Comece guardando sempre seu aparelho em uma caixinha específica. Este estojo protege o aparelho quando estiver fora da boca do paciente. Muitos pacientes perdem o aparelho quando enrolam em guardanapos, pois facilmente vão para o lixo, então a dica é: guarde seu aparelho sempre no estojo de proteção. Este estojo evita quebras, diminui o contato com bactérias e prolonga a vida útil do dispositivo. Lembre-se de sempre seguir as recomendações de seu dentista, ele sabe o que diz e sabe como te ajudar.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.