Problemas com tártaro ?
Sabe aquela sensação de passar a língua pelos dentes logo após a escovação? Não tem quem não ache maravilhoso. Mas isso só é possível com a higiene bucal em dia, sendo uma tarefa diária na sua rotina, incluindo também o uso do fio dental. Isto porque, quando não é realizada corretamente, pode abrir muitas portas para os mais diversos problemas bucais, a exemplo do tártaro. Esse quadro é resultado da falta de limpeza nos dentes e gengiva
SAIBA O QUE É O TÁRTARO
Caso você não esteja com a higiene bucal em dia, é comum perceber umas partes mais amarelados nos dentes. Estas são denominadas como tártaro, que são placas bacterianas, ou biofilme, calcificadas. O tártaro é uma defesa do organismo contra bactérias. Dessa maneira, se estas representam algum malefício para a saúde bucal, o organismo consegue matá-las ao calcificar.
COMO É POSSÍVEL REVERTER O QUADRO DE TÁRTARO?
Como é recomendado, a higiene bucal deve ser feita todos os dias, principalmente após as refeições. O uso do fio dental junto à escovação são as maneiras adequadas de eliminar a placa bacteriana presente nos dentes e gengiva. Quando isso não acontece, ela dá origem ao tártaro. Mas, fique tranquilo, é possível solucionar esse quadro. Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente. Por isso, a melhor maneira de contornar esses casos é através da prevenção, seguindo corretamente as orientações do dentista sobre a higiene bucal.
O QUE CONTRIBUI PARA O APARECIMENTO DO TÁRTARO?
Ter os dentes brancos é o grande desejo da maioria dos pacientes. Por isso, ninguém quer nenhum sujeira ou manchas neles. E, para fugir disso, é preciso manter a limpeza da cavidade bucal em dia. Em primeiro lugar, é importante que se entenda que só haverá tártaro onde existir placa bacteriana. Logo, uma higiene bucal incorreta é o fator primordial para se formar o tártaro. Além disso, a saliva é um fator que determina o tempo de calcificação do tártaro. E então, é possível identificar pacientes com durações diferenciadas desse processo, sendo umas mais curtas e outras mais longas. Está e outras dicas você encontra aqui no Blog da Top Estética Bucal.
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.