Quais as causas do sorriso gengival?

Home - Blog - Quais as causas do sorriso gengival?

Quais as causas do sorriso gengival?
02 de Julho de 2019

Quais as causas do sorriso gengival?

Quais as principais causas do sorriso gengival?

Um sorriso harmônico não é feito só de dentes branquinhos e alinhados! Se você lida com o sorriso gengival um excesso de gengiva aparecendo ao sorrir - com certeza já se perguntou quais são as causas da questão. E não está sozinho - cada vez mais pessoas têm buscado os fatores que geram essa questão, além de opções para corrigir esse desequilíbrio estético. Para saber mais sobre o tema, a Top separou dicas para você. Confira!

O QUE CAUSA O SORRISO GENGIVAL? USAR APARELHO PODE INFLUENCIAR ESSE QUADRO?

As principais causas do sorriso gengival são genéticas. Podem estar relacionados a fatores musculares como a hiperatividade do músculo levantador do lábio superior e depressor do lábio inferior, fatores esqueléticos e gengivais como crescimento dos ossos maxilares e erupção passiva alterada (ERA). Além disso, processos inflamatórios, ao uso de medicamentos antiepiléticos, imunossupressores e bloqueadores de canais de cálcio.

Para quem está fazendo algum tratamento ortodôntico, atenção: casos de hipertrofia gengival - isto é, aumento de volume das gengivas - associados ao uso do aparelho podem, em alguns casos, estar relacionado ao sorriso gengival.

O SORRISO GENGIVAL PODE TRAZER PROBLEMAS PARA A SAÚDE BUCAL?

O incômodo com o sorriso gengival é, muitas vezes, uma questão estética. Isso não significa, no entanto, que não haja problemas de saúde bucal relacionados a ele. O ressecamento da gengiva, por exemplo, pode se agravar, deixando-as mais propensas a outras desordens como a gengivite.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA O SORRISO GENGIVAL?

Se você é parte do time que busca um tratamento para o sorriso gengival, o Dr. Vinícius conta que há diferentes opções disponíveis, cirúrgicas ou não. Hoje em dia um dos tratamentos de maior escolha para casos em que há uma boa porção do dente e a causa está associada à hiperatividade muscular ou desequilíbrio esquelético é a toxina botulínica (Botox). Ela diminui a atividade do músculo e reposiciona o lábio”. Esse tratamento não é definitivo e necessita de manutenção periódica.

CIRURGIA TAMBÉM É POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO PARA O SORRISO GENGIVAL

Procedimentos cirúrgicos também são indicados para corrigir alguns casos de sorriso gengival. A gengivoplastia e gengivectomia são opções menos invasivas, que corrigem o tamanho da coroa do dente por meio da remoção de uma faixa de gengiva ou gengiva e osso. Hoje em dia o laser permite a realização destes procedimentos com bisturi a laser e aplicação de laser específicos para uma melhor cicatrização, o que gera um pós-operatório sem grandes incômodos.

Existem também procedimentos mais complexos, que exigem um pós-operatório mais cuidadoso. São elas a cirurgia ortognática, que visa reposicionar os maxilares em relação a base do crânio e a cirurgia de reposicionamento labial, que remove uma faixa de mucosa interna acima da gengiva, aproximando o lábio da gengiva e dos dentes.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.