Por Que a Gengiva Está Sangrando?

Home - Blog - Por Que a Gengiva Está Sangrando?

Por Que a Gengiva Está Sangrando?
22 de Novembro de 2023

Por Que a Gengiva Está Sangrando?

Na maioria das vezes, relacionamos saúde bucal somente aos dentes. No entanto, ela vai muito além disso. A gengiva, por exemplo, é um tecido importantíssimo. Ela resulta em um sorriso mais estético, bonito e ainda serve como proteção e sustentação para os dentes. Por isso, os cuidados com ela devem ser diários. Quando a gengiva sangra durante a higiene bucal, por exemplo, é um sinal de alerta. Será que devemos interromper a escovação?

O QUE DEVEMOS FAZER SE A GENGIVA SANGRAR DURANTE A ESCOVAÇÃO?

Primeiramente, é importante ressaltar que o sangramento da gengiva durante a escovação é um indicador de que há algum problema. Porém, ao perceber a gengiva sangrando nesse momento de higiene, recomendamos não interromper a ação. Alem de o mais importante, procurar o seu dentista para avaliar o motivo do sangramento. Além disso, vale lembrar sobre os cuidados para ter uma gengiva saudável, como usar uma escova de dentes com cerdas macias, realizar movimentos leves durante a limpeza e não deixar o fio dental de lado nesse momento.

O SANGRAMENTO NA GENGIVA PODE INDICAR ALGUM PROBLEMA!

Diversas pessoas notam algum sangramento na gengiva durante a higiene bucal. Apesar de comum, ele não pode ser ignorado. Sangramento gengival pode estar indicando uma doença chamada gengivite ou até mesmo uma periodontite, tanto uma quanto a outra devem ser tratadas o mais rápido possível. Por isso, assim que perceber o sintoma, marque uma consulta ao dentista. Isto porque, essas doenças periodontais podem causar outros desconfortos no paciente, como mau hálito, inchaço na gengiva, perda óssea e dentária. Em casos mais severos é possível acontecer até problemas sistêmicos.

CUIDE-SE E PREVINA SUA GENGIVA DE DOENÇAS.

Quando for percebido um sangramento na gengiva, a primeira conduta deve ser procurar um profissional. Ele irá avaliar o quadro e descobrir o que pode estar acontecendo, indicando assim a melhor maneira de cura para o diagnóstico. Geralmente, inicia-se o tratamento com uma limpeza e orientações de higiene bucal, e dependendo do quadro, até mesmo cirurgias periodontais. E a melhor maneira de prevenir casos como este é através da higiene bucal, por isso parar a higiene bucal não é recomendado. A escovação adequada junto com os demais cuidados de limpeza ajudam bastante. O uso do fio dental regularmente e visitas periódicas ao dentista ajudam para uma gengiva saudável. Agende sua consulta agora mesmo na TOP e tire sua dúvidas.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.