Periodontia: Saiba Mais!

Home - Blog - Periodontia: Saiba Mais!

Periodontia: Saiba Mais!
08 de Dezembro de 2020

Periodontia: Saiba Mais!

Quando pensamos em saúde bucal, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça são os cuidados com os dentes, como praticar uma boa higiene bucal (escovação, uso do fio dental e do enxaguante). Mas será que só isso basta para garantir um sorriso mais saudável? Bom, a verdade é que o universo bucal é muito amplo e engloba outros aspectos, como a saúde das gengivas. Dentre as várias especialidades que integram a odontologia, a periodontia é a área trata dessa região, conhecida como o tecido da boca, garantindo que os problemas, como a gengivite e periodontite, fiquem bem longe. Hoje abordaremos rapidamente essa especialidade odontológica!

O QUE É PERIODONTIA?

É a especialidade responsável por cuidar da saúde das nossas gengivas, tecido que serve como suporte para os dentes. O profissional dessa área foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucaisque afetam o tecido gengival e que podem prejudicar a saúde do organismo se não forem tratadas corretamente, como a gengivite e a periodontite. Por isso que, em casos de sangramento recorrente da gengiva, o mais recomendado é procurar a ajuda de um especialista no assunto.

POR QUE DEVO IR A UM PERIODONTISTA?

A gengiva é o tecido que reveste o osso e dá sustentação ao dente e, portanto, estrutura essencial da boca que precisa de cuidados especiais, principalmente quando as coisas não vão nada bem. Mesmo que muitas pessoas não deem a devida atenção a essa região, é importante ficar sempre atento a qualquer sinal que fuja do normal. Os problemas gengivais, dependendo da sua gravidade, correm o risco de comprometer todo o tecido de suporte dos dentes, podendo levar a perda dentária. Por isso, quando acontecem infecções ou inflamações na região, o profissional especializado em periodontia é quem pode ajudar. Ele fará uma análise minuciosa do caso em questão para enfim indicar o tratamento mais adequado.

QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR UM PERIODONTISTA?

O periodontista pode ser importante em várias situações! Desde uma simples consulta para verificar se está tudo em ordem com a saúde bucal do paciente, até para realizar tratamentos de doenças específicas que acometem a gengiva, estamos falando da gengivite e periodontite. Aliás, você sabia que antes de iniciar qualquer procedimento odontológico, os dentistas costumam encaminhar o paciente para um periodontista primeiro? Pois é: para que qualquer intervenção – cirúrgica ou não – seja feita, um fator imprescindível é que o tecido gengival esteja longe de problemas. Então mesmo que a ideia seja apenas melhorar a estética dos dentes, como é o caso do clareamento dental, você vai precisar de uma consulta com um periodontista para se certificar de que a sua gengiva está em boas condições para passar pelo procedimento em questão.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.