Perda Precoce dos Dentes de Leite: Como Isso Afeta a Saúde Bucal da Criança?

Home - Blog - Perda Precoce dos Dentes de Leite: Como Isso Afeta a Saúde Bucal da Criança?

Perda Precoce dos Dentes de Leite: Como Isso Afeta a Saúde Bucal da Criança?
29 de Setembro de 2020

Perda Precoce dos Dentes de Leite: Como Isso Afeta a Saúde Bucal da Criança?

Não faz nem muito tempo que os dentes de leite nasceram e já caíram do sorriso do seu filho. Essa transição dos dentes decíduos para os permanentes costuma acontecer quando a criança completa seis anos. Se a troca ocorrer antes dessa idade, é importante consultar um odontopediatra para saber o que está acontecendo. A top explica o que fazer nessa situação.

O QUE É A PERDA PRECOCE DOS DENTES DE LEITE?

A perda precoce acontece quando os dentes de leite caem antes da idade em que normalmente ocorre a troca específica de cada dentinho. Cada dente permanente apresenta uma faixa de idade considerada a esperada para que ocorra a substituição do dente de leite correspondente.

POR QUE ESSA PERDA ACONTECE ANTES DA HORA?

Há diversos motivos que podem causar a perda precoce dos dentes de leite. Dentre os motivos podemos citar:

1) Distúrbios orgânicos, como aumento de certos hormônios como o tireoidiano, que aumentam o metabolismo do organismo e acelera a perda precoce dentária;

2) Fatores locais, como o uso da chupeta, o que aumenta a atividade funcional;

3) Cárie dentária infantil: Se estiver em um estágio avançado pode impedir que outro tratamento seja realizado indicando a remoção do dente de leite antes do tempo.

SAIBA COMO EVITAR A PERDA PRECOCE DOS DENTES DE LEITE A perda precoce dos dentes decíduos pode ser evitada com hábitos simples. Através de consultas odontológicas periódicas e pediátricas caso a criança apresente um distúrbio orgânico. Além disso, manter uma boa higiene bucal e controlar o uso da chupeta também é essencial para não causar esse problema.


Voltar para a Listagem
Fale Conosco