Páscoa e seu sorriso!

Home - Blog - Páscoa e seu sorriso!

Páscoa e seu sorriso!
20 de Abril de 2019

Páscoa e seu sorriso!

A Páscoa simboliza renovação, passagem de um tempo difícil para outro melhor. Ao longo dos tempos, vários símbolos foram criados a fim de representar esse momento. Um deles é o ovo de chocolate, porque representa a oportunidade de uma nova vida. Há séculos, as pessoas ofereciam ovos pintados aos amigos como forma de desejar um recomeço. Até que as novas gerações foram alterando os costumes, chegando ao ovo de chocolate, bombons e outras guloseimas.

Que é o período de uma festividade doce, bem açucarada ninguém discorda. Mas, açúcar versus comilança desregrada pode resultar em cárie? Vamos descobrir agora?

Existe afinidade entre a Páscoa e a Cárie?

Parece até mentira, mas as cáries estão no nosso encalço, e não dão trégua a ninguém, de crianças a adultos todos estão propensos. E o que a Páscoa tem com isso?  É que a Páscoa de tão doce que é, por conta do consumo de açúcar presente na composição dos chocolates, cria um momento propício para as cáries aparecerem ou se multiplicarem.

Veja, uma barra de chocolate ao leite tem 3,5 colheres de sopa de açúcar. Já 100g de chocolate branco dispõe de 4 colheres de sopa de açúcar. Esse açúcar fica impregnado nos dentes, se não houver higienização correta, e as bactérias corroem o esmalte do dente, gerando a cárie. E, agora, não posso comer chocolate? Claro que pode, mas com moderação e realizando uma boa escovação dos dentes. A cárie não aparecerá rapidamente, mas depois de meses, porque a má escovação e o consumo contínuo dessa e outras guloseimas fará com que as bactérias se proliferem.

As crianças devem ser observadas por adultos ou responsáveis. Após o consumo de guloseimas e alimentos deve-se escovar, e muito bem os dentes. Crianças e até mesmo os adultos devem consumir toda porção de chocolate de uma só vez, o fracionamento da porção para ingestão em vários momentos do dia é prejudicial, imagine que você separou uma quantidade para ser consumida oito vezes ao dia, por exemplo, os dentes também serão escovados a cada término? É bem provável que não! Não estamos sugerindo que você coma aquele ovo inteiro de 500g de uma só vez, hein! ;-)… Modere o apetite! Lembre-se de que o combate às cáries é a escovação correta.

Se por razão de uso de medicação, doenças ou outras causas, a produção de saliva for menor, é preciso ainda mais cuidado, pois ela é responsável pela produção de flúor. Um horário menos indicado para comer chocolates é à noite, quando a produção de saliva cai.

Qual o Chocolate menos agressivo aos Dentes?

É muito ruim ter de privar-se de chocolate, justamente no período em que adultos e crianças são bombardeados pelas propagandas, não bastam elas, nos supermercados tem um cantinho todo especial com refrigeração para não derreterem, até no açougue podemos encontrá-los, nas escolas uma das atividades é pintar/desenhar ovos e fazer máscaras de coelho, eles estão espalhados por toda parte, quão difícil é resistir a essa tentação. Existem sugestões para você cair em tentação sem culpa. Os chocolates meio-amargos e amargos têm menos açúcar porque levam mais cacau em sua composição, ou seja, quanto mais cacau, menos açúcar.

O chocolate extra-amargo tem de 76 a 90% de cacau, amargo tem de 51 a 75% de cacau. Já o meio-amargo tem 35 a 50% de cacau.

Chocolate ao leite leva de 10 a 25% de cacau, a fim de substituir a porcentagem necessária de cacau, as indústrias usam manteiga de cacau ou gordura vegetal hidrogenada.

Já o chocolate branco não tem cacau, em sua composição está presente a manteiga de cacau ou gordura vegetal hidrogenada. Nem o achocolato em pó se salva. Um frasco pode ter de 50 a 90% de açúcar. Para não dar chance às cáries, o segredo é o consumo consciente e a boa escovação.

Em caso de dúvidas, consulte nas embalagens dos produtos, as informações nutricionais.

Uma páscoa top a todos!


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.