O que a falta de vitamina D causa na saúde bucal?

Home - Blog - O que a falta de vitamina D causa na saúde bucal?

O que a falta de vitamina D causa na saúde bucal?
07 de Fevereiro de 2024

O que a falta de vitamina D causa na saúde bucal?

Quando você visita o dentista, é comum receber alertas sobre a importância da alimentação. Não se trata apenas de evitar excesso de balas e chicletes; os alimentos são fontes essenciais de nutrientes para o funcionamento do corpo. A falta desses nutrientes, como a vitamina D, pode impactar a saúde bucal, e a Top preparou este post para elucidar os possíveis efeitos dessa deficiência.

A VITAMINA D E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE BUCAL

Conforme explicação da odontologista, a falta de cálcio pode estar relacionada à baixa absorção de vitamina D. Este nutriente contribui para a absorção intestinal do cálcio, crucial para a formação e saúde dos dentes, regulando seus níveis no organismo. Além de prevenir a osteoporose, a combinação de cálcio e vitamina D também é eficaz na redução da perda dentária. A vitamina D desempenha papel na proteção contra microrganismos causadores de doenças orais e na diminuição de inflamações gengivais. Estudos indicam que níveis elevados de vitamina D no sangue estão associados a uma melhor saúde bucal.

CONSEQUÊNCIAS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

Tanto o cálcio quanto a vitamina D são cruciais para a formação e manutenção dos dentes e esmalte dentário, independentemente da idade, pois ossos e dentes estão em constante remodelação. Destacamos o risco de deficiência durante o desenvolvimento dentário, levando à hipomineralização e má formação, incluindo do esmalte dentário, aumentando o risco de cáries na infância. Deformidades ósseas e defeitos no esmalte dentário são irreversíveis. Além disso, a deficiência de vitamina D está associada aos principais problemas bucais: cáries e doença periodontal. Ressaltamos também a influência dos baixos níveis desse nutriente durante a gestação, podendo afetar a dentição primária do bebê e resultar em cáries precoces na infância.

CUIDADOS PARA REVERTER A DEFICIÊNCIA E MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL

O diagnóstico e tratamento da deficiência de vitamina D devem ser conduzidos por profissionais de saúde. A suplementação, prescrita por um profissional, e a exposição adequada à luz solar ou UVB artificial são indicadas para tratar pacientes carentes desse nutriente. A exposição solar de 5 a 30 minutos duas vezes por semana, aliada ao consumo de alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos, óleo de peixe, gema de ovo e fígado, são cuidados essenciais para manter níveis adequados desse nutriente no organismo.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.