O fio soltou e agora?

Home - Blog - O fio soltou e agora?

O fio soltou e agora?
23 de Julho de 2020

O fio soltou e agora?

Passar pelo período de uso do aparelho ortodôntico demanda diversos cuidados. Além das visitas regulares ao dentista para a manutenção do tratamento, o paciente também deve seguir as orientações e precauções no seu dia a dia. Entretanto, incidentes podem acontecer, como o fio do aparelho se soltar. Já aconteceu com você? Esse episódio pode ser provocado por diversos fatores e precisa ser logo corrigido.Conheça os riscos desse caso para o tratamento ortodôntico.

O QUE PODE TER ACONTECIDO PARA O FIO ORTODÔNTICO SOLTAR?

Normalmente o fio ortodôntico solta devido à quebra do braquete ou tubo. Mas, existem outras diversas causas que podem provocar esse incidente. Outro motivo é no período ao iniciar o tratamento ortodôntico, quando o fio é muito resiliente (capacidade de deformar e voltar a mesma posição) e o paciente faz uma alimentação de forma inadequada. Dessa forma, o fio pode acabar sendo empurrado para fora. Episódios como este são comuns no início do tratamento, já que é o momento de adaptação ao novo item. Por isso, sempre lembramos que rever a sua alimentação ao passar por um tratamento como esse é tão importante. Outra possibilidade é quando o paciente não saber usar o fio dental e escova interdental. Com a força excessiva, o fio pode soltar.

SAIBA SOBRE OS RISCOS DO FIO ORTODÔNTICO SOLTAR

O fio solto pode trazer prejuízos sérios ao paciente. Há casos mais graves em que o paciente pode chegar a engolir o fio ou um pedaço dele, se acabar se partindo. Dessa maneira, é preciso ter um acompanhamento com um médico gástrico, por exemplo. Outro problema comum são as aftas e machucados causado pelo fio solto, que acaba furando a bochecha ou até mesmo a mucosa do paciente. Já nessas situações mais comuns, o tratamento ortodôntico não sofre grandes prejuízos. O desconforto momentâneo é a única consequência, mas não interfere no resultado geral. Ainda assim, é possível contornar esses incômodos, converse com seu dentista ao sinal de qualquer problema.

O QUE FAZER QUANDO O FIO DO APARELHO ORTODÔNTICO SE SOLTAR?

Assim como destacado anteriormente, em quadros mais sérios, como engolir o fio ortodôntico solto, devem ser indicados a procurar e iniciar o tratamento junto ao médico, para fazer os procedimentos necessários. No caso do fio se soltar e não tiver nenhuma intercorrência maior, é aconselhado o paciente avisar e retornar ao consultório do dentista o mais rápido possível. Além disso, não deixe de conversar com o ortodontista e pedir orientações para cuidar do seu aparelho ortodôntico. A cooperação e atenção do paciente são essenciais para o andamento do tratamento.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.