Mau Hálito e dor de garganta: principais causas e como tratar!

Home - Blog - Mau Hálito e dor de garganta: principais causas e como tratar!

Mau Hálito e dor de garganta: principais causas e como tratar!
28 de Abril de 2021

Mau Hálito e dor de garganta: principais causas e como tratar!

O mau hálito não é um incômodo que existe só pela manhã, após uma longa noite de sono. Esse cheiro desagradável vindo da boca, também chamado de halitose, pode se estender ao longo do dia inteiro ou em momentos específicos, como depois de comer uma pizza de alho ou outra refeição bem temperada. Mas além dessas circunstâncias, problemas que motivam dor de garganta também podem causar mau hálito? A TOP Estética Bucal está aqui para esclarecer esse assunto!

O QUE CAUSA DOR DE GARGANTA?

A dor de garganta pode ser causada por inflamação das amígdalas (tonsilite) ou da faringe (faringite). De acordo com o profissional, esses problemas são causados por uma série de motivos: A situação pode ter origem alérgica, viral, bacteriana ou traumática. A dor de garganta pode ter raiz infecciosa ou não infecciosa. No segundo caso, as causas por trás desse sintoma costumam ser o uso excessivo da voz, irritantes como o ar seco, a fumaça, alergias, o refluxo e até o câncer.

DOR DE GARGANTA E SAÚDE BUCAL: ENTENDA A RELAÇÃO

A dor de garganta pode afetar (e muito) a saúde bucal dos pacientes, como explica Maurício: Esse quadro acaba provocando dificuldade em engolir os alimentos, dificuldade em respirar, ocorrer inchaço das amígdalas e, no caso das infecções, pode até se estender a outras regiões da boca, se não for devidamente tratada. Por isso, se você notar qualquer incômodo na região, não deixe de procurar um especialista para tratar logo.

O MAU HÁLITO PODE SER UMA CONSEQUÊNCIA DA DOR DE GARGANTA?

Dentistas garantem que a dor de garganta pode provocar o mau hálito, especialmente nos casos de infecções bacterianas. Além disso, o problema pode dificultar a realização da higiene bucal e da limpeza da língua, propiciando o aparecimento do mau hálito. As complicações na garganta também afetam a respiração bucal, o que facilita o ressecamento da mucosa, causando um aumento na formação da saburra (camada branca em cima da lingua).

COMO TRATAR O MAU HÁLITO CAUSADO PELA DOR DE GARGANTA?

Para se livrar no mau hálito é importante tratar a dor de garganta em primeiro lugar. O tratamento é feito com remédios para dor, anti-inflamatórios, pastilhas, e, no caso das infecções bacterianas, também deve ser feito o uso de antibióticos. Nesses casos, é sempre importante consultar um especialista dentista para fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.