Higienização de Próteses

Home - Blog - Higienização de Próteses

Higienização de Próteses
07 de Julho de 2020

Higienização de Próteses

Qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes permanentes, poderá escolher a prótese como alternativa para um sorriso mais alinhado e bonito. No entanto, essa opção só deverá ser realizada com a indicação de um profissional especialista, visto que apenas os pacientes totalmente saudáveis poderão usufruir desse método. Embora muitas pessoas busquem a prótese como solução principal para um sorriso esteticamente comprometido, deve-se ter em mente que a higienização correta deverá ser feita diariamente, a fim de que dure mais. A Top separou as principais dicas com o cirurgião-dentista para sua higienização. Veja a seguir!

ENTENDA MAIS SOBRE A HIGIENIZAÇÃO DAS PRÓTESES DENTÁRIAS

A prótese removível pode ser parcial ou total, dependendo do quadro clínico de cada paciente, ela pode ser retirada e encaixada sempre que necessário ou quando o paciente desejar. Para isso após cada uma das refeições, retire a prótese (dentadura) e enxágue bem debaixo de água corrente, removendo todos os resíduos alimentares. Em seguida, utilize uma escova de cerdas macias ou uma escova criada especialmente para esta finalidade, para realizar uma limpeza mais profunda e por toda sua extensão removendo toda placa bacteriana; escove a prótese com sabão neutro (evite o uso de creme dental para escová-la, pois são muito abrasivos), depois enxágue bem em água corrente.Faça sua higiene bucal normalmente, escovando principalmente a língua, a gengiva e o céu da boca com o seu creme dental preferido ou aquele indicado pelo seu dentista. Esse procedimento ajudará a manter o seu hálito puro; Repita o mesmo processo realizado durante o dia ao se deitar. Depois, coloque a prótese em uma solução de limpeza (ou água filtrada), deixando-a sem uso, para descansar por um período de 6 a 8 horas; Ao acordar, remova a prótese da solução de limpeza e lave-a com bastante água corrente. Estes procedimentos simples realizados diariamente garantirão a sua saúde bucal. Em caso de dúvidas, consulte o seu dentista.

SAIBA COMO CUIDAR DA PRÓTESE DENTÁRIA FIXA

É importante entender que as próteses não são eternas, portanto, precisam de manutenção e trocas periódicas. Alguns cuidados especiais com elas podem favorecer ainda, o aumento de seu tempo útil, além de diminuir consideravelmente a probabilidade de problemas futuros. As próteses podem ser fixa parcial ou fixa total, sendo completamente diferentes entre elas. As próteses fixas podem ser fixadas com parafuso sobre o implante, ou encaixadas (cimentada) em implantes ou dentes naturais. A prótese dental fixa parcial, compreende as coroas e pontes, que podem ser cimentadas (coladas) aos dentes naturais, por exemplo , já com a prótese dental fixa total, podem ser restaurados todos os dentes da boca e utilizados implantes dentários para a sua fixação, além de possibilitar uma escovação muito parecida com a dos dentes naturais, com escova e creme dental.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.