Gengivite Hereditária?

Home - Blog - Gengivite Hereditária?

Gengivite Hereditária?
30 de Julho de 2019

Gengivite Hereditária?

A gengivite é uma doença que afeta a gengiva e pode ser notada na presença de alguns sintomas como sangramento, que pode surgir durante a escovação, e inchaço gengival. O problema, em geral, é fruto de uma higienização inadequada ou até mesmo a falta dela. Entretanto, seria esse o único agente causador? É possível que, mesmo mantendo uma boa limpeza, o paciente contraia a gengivite por fatores hereditários, por exemplo? Confira as o que a Top preparou sobre o assunto.

O QUE É GENGIVITE, SEUS SINAIS E SINTOMAS

É uma inflamação na gengiva decorrente da má higienização e consequente formação da placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Dessa maneira, é possível entender a importância da higienização dessa área, assim como é feito com os dentes. Fique também atento aos sintomas, que são inchaço e sangramento do tecido mole, podendo também apresentar mau hálito. Parte dos pacientes relata dor. A gengivite, contudo, significa o estágio inicial da doença periodontal. E então, caso não receba o tratamento correto, o quadro pode piorar e causar perda dentáriaGENGIVITE PODE SER HEREDITÁRIA?Geralmente, pacientes que apresentam esse problema acabam questionando com o dentista sobre a possibilidade de ser um fator hereditário. Dessa maneira, a gengivite não é um problema passado de pai para filho. Entretanto, no caso de doenças periodontais, a hereditariedade pode acontecer. A doença periodontal agressiva, por exemplo, tem um padrão familiar já estabelecido. Atualmente, existem estudos que se aprofundam nesse assunto e buscam relacionar essas condições. A procura de resultados é feita através de técnicas de biologia celular e molecular.

PREVENÇÃO DA GENGIVITE E TRATAMENTOS

É possível se prevenir a gengivite e eliminar alguns fatores de risco. A principal maneira de contornar esse quadro é através da higienização bucal. Ou seja, não abra mão da escovação e do uso do fio dental, como indica a dentista. Isto porque, com a limpeza, você consegue controlar a placa bacteriana e impede o acúmulo de placa na sua cavidade bucal. No caso do paciente já apresentar um quadro de gengivite, existem diversas possibilidades de tratamento para a inflamação gengival.

Limpeza profissional dos dentes (profilaxia), instrução de higiene oral (o paciente precisa saber escovar bem os dentes para retirar de forma eficiente a placa dentária), prescrição de bochechos com agentes capazes de diminuir a formação da placa. Lembrando que, para dar início a qualquer um deles, é necessária uma consulta e indicação do dentista.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.