Etapas do Tratamento Ortodôntico

Home - Blog - Etapas do Tratamento Ortodôntico

Etapas do Tratamento Ortodôntico
28 de Julho de 2020

Etapas do Tratamento Ortodôntico

Todo mundo conhece alguém que passou um tempo com o famoso sorriso metálico. No entanto, a maioria dos pacientes não possuem conhecimento sobre todas as etapas. Estar bem informado é o primeiro passo para um tratamento com excelentes resultados. Pensando nisso a Top Estética Bucal que explicou todas as etapas que constituem o tratamento ortodôntico.

QUANTO TEMPO DURA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

O tratamento depende de diversos fatores para chegar à sua conclusão, como o grau de problema de oclusão do paciente e a saúde dos dentes, por exemplo. Por isso, o tempo pode variar conforme o caso dopaciente. Em média um tratamento ortodôntico dura 2 anos e meio. Além disso, a duração total será influenciada pelo período que cada etapa vai durar e, por último mas não menos importante, o compromisso do paciente em relação aos cuidados.

CONHEÇA AS ETAPAS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Na maioria dos casos, as etapas do tratamento são: montagem de dispositivos, alinhamento e nivelamento dos dentes, encaixe da oclusão, finalização estética e contenção. Cada tratamento é planejado individualmente, então alguns podem variar a sequência de execução. Por exemplo, há a possibilidade do paciente necessitar realizar o tratamento em apenas uma das arcadas. Dessa maneira, todo o processo será mais acelerado, se comparado a um caso diferente.

QUAL É A FINALIDADE DE CADA ETAPA?

– Montagem do aparelho: é o momento de preparação dos dispositivos para fazer a movimentação dos dentes. Esses dispositivos podem ser fixos, removíveis ou ortopédicos;

– Alinhamento e nivelamento dos dentes: nessa etapa será feita a correção nas posições dentárias. Dessa maneira, será melhorado os apinhamentos, espaços, giros e inclinações;

– Encaixe da oclusão: é a parte mais delicada e pode ter uma duração maior. É nela que ocorre o encaixe da mordida e correto engrenamento dos dentes. O ortodontista poderá usar elásticos, molas ou outros fios associados ao aparelho previamente instalado.

– Finalização estética: cumprida todas as etapas acima, começam as correções estéticas. Assim, é planejado adaptações na forma do arco, tamanho e formato dos dentes. A intenção é fazer movimentos delicados para buscar a perfeição da mordida. Cada paciente possui um formato de dente, formato de rosto, saúde gengival, e isso tudo influencia na estética;

– Contenção: é a hora de retirar os dispositivos e manter os resultados. Para isso, é instalado o aparelho de contenção, geralmente fixado na arcada inferior e removível na superior.

Vale ressaltar que essa última etapa é crucial. No entanto, normalmente, a maioria dos pacientes apresenta uma menor colaboração durante esta etapa. Muitos acreditam que após remover o aparelho fixo estão livres para sempre de seu ortodontista e não fazem o acompanhamento de sua oclusão. Esse é um dos principais motivos que levam diversas pessoas a recolocar o aparelho ortodôntico.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.