Etapas do Tratamento Ortodôntico

Home - Blog - Etapas do Tratamento Ortodôntico

Etapas do Tratamento Ortodôntico
16 de Julho de 2020

Etapas do Tratamento Ortodôntico

O tratamento ortodôntico é logo relacionado ao ato de usar aparelho fixo. Pode parecer simples assim, mas o tratamento em si envolve várias etapas. Ao retirar o aparelho, por exemplo, existe o momento da contenção, que também é parte do tratamento e tão essencial quanto. Explicamos cada um desse momentos, desde a sua função até a importância para o resultado final. Em qual deles você se encaixa?

TODOS OS PACIENTES PASSAM POR AS ETAPAS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Nem todos os pacientes precisar passar por todas as fases do tratamento ortodôntico, que consistem em alinhamento e nivelamento, correções transversas, sagitais e verticais, finalização e contenção. Isto porque cada paciente é avaliado individualmente, e os estágios que irão realizar dependem de seu quadro. Será necessário todo um estudo pelo ortodontista para o diagnóstico e planejamento do caso. Sabendo assim os problemas, ele programará o tratamento personalizado para cada paciente em especial.

CONHEÇA O QUE ACONTECE EM CADA ETAPA DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

1) Alinhamento e nivelamento: o nome já indica que nela acontece a colocação dos dentes no alinhamento harmonioso, com a ajuda do ortodontista. Nesse momento ocorrem movimentações com uso de arcos ortodônticos bastante maleáveis e finos, que não causam grandes forças aos dentes. São realizadas então correções de giros e posições anormais;

2) Correções transversais: ocorrem quando o paciente tem um problema onde os dentes superiores estão posicionados mais para dentro em relação aos dentes inferiores, conhecido como mordida cruzada. Esta etapa é a primeira correção realizada, com a escolha do aparelho específico que, ao ser ativado, vai conseguindo descruzar os dentes e corrigir o problema;

3) Correções sagitais: é a avaliação da relação existente entre as arcadas, superior e inferior. O paciente pode ser classificado de três formas diferentes. A classe I é quando os dentes estão na posição correta, tendo a relação entre arcadas ideal. Classe II, onde a arcada superior está posicionada mais à frente em relação à arcada inferior. Já na III, é quando a arcada inferior está posicionada mais à frente. Pacientes enquadrados nos casos II e III precisam ser avaliados sobre a origem do problema, podendo ser um excesso ou falta de crescimento de uma das arcadas;

4) Correções verticais: O paciente se encontra com diferença de encaixe da mordida na região anterior. Esta também é classificada de três maneiras. O posicionamento ideal é quando os dentes superiores estão até 3mm sobre os inferiores. A mordida profunda, ou sobremordida, é quando essa posição está a mais de 3 mm, “escondendo” os dentes inferiores quando a boca está fechada. Mordida Aberta, onde os dentes não apresentam toques entre eles, deixando um espaço entre as arcadas quando o paciente fecha a boca. A avaliação da idade ajuda na decisão se será usado um aparelho especial ou se somente o fixo resolve o problema.

5) Finalização: é quando o ortodontista dá início ao posicionamento das raízes e refinamento do quadro, caracterizada como trabalhosa e demorada, aproximando-se da posição final. Pode ser necessário o uso de elásticos entre as arcadas para melhorar o encaixe dos dentes, uso de dobras nos arcos ou mudança de colagem de braquetes para um posicionamento;

6) Contenção: acontece depois da retirada do aparelho fixo, já que durante os primeiros meses seguidos desse momento pode acontece alguma movimentação, devido a pouca estabilidade e ajuste da posição na mordida. Na maioria dos casos as contenções são fixas na arcada inferior, e removíveis na superior. O não uso poderá gerar uma pequena volta do dente na posição anterior ao tratamento, perdendo assim o tratamento. A presença nas consultas é muito relevante para acompanhar o caso.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA PARA O TRATAMENTO?

Assim como explica o dentista, cada uma das fases tem muita importância, principalmente por estarem todas interligadas. A etapa de correção transversa, por exemplo, é responsável por posicionar o sistema ósseo, corrigindo o erro causado pela arcada superior e colocando-os condizentes na mordida. E a fase de contenção é onde terminamos a fase ativa do tratamento, e entramos na de estabilização e adaptação dele, gerando assim o resultado de todo trabalho e expectativa do tão sonhado sorriso. Mantendo as visitas regulares ao consultório e seguindo todas as indicações, o seu tratamento alcançará o resultado esperado.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.