Escova de Dentes: Por que Devo Fazer a Troca?

Home - Blog - Escova de Dentes: Por que Devo Fazer a Troca?

Escova de Dentes: Por que Devo Fazer a Troca?
06 de Outubro de 2020

Escova de Dentes: Por que Devo Fazer a Troca?

Quando o assunto é higiene bucal, o primeiro item que vem na mente é a escova de dentes. Afinal, o acessório é capaz de proteger qualquer sorriso do acúmulo de placa bacteriana que pode causar tártaro, cáries e outras doenças periodontais. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que, após um período de uso contínuo, a escova deve ser trocada para evitar prejuízos à sua saúde bucal. Saiba a importância de trocar a escova de dentes e quais problemas a perda de eficiência do item pode causar!

ENTENDA PORQUE A ESCOVA DE DENTES DEVE SER TROCADA COM FREQUÊNCIA

Ainda que algumas pessoas tenham o costume de prolongar o uso da escova de dentes, alertamos que: a troca deve ser feita, em média, a cada 3 meses. Depois desse período, é possível observar a deformação e desgastes das cerdas, comprometendo a eficácia na remoção da placa bacteriana sobre a superfície dos dentes e da gengiva. Para ajudar a identificar este momento, que pode variar para menos, existem alguns modelos de escovas que oferecem marcações nas cerdas que diminuem com o uso, facilitando a descobrir a hora certa de adquirir uma nova.

A TROCA PODE INFLUENCIAR DIRETAMENTE NA SUA SAÚDE BUCAL

Ter a saúde bucal em dia é fundamental. Para isso, o primeiro passo é garantir a qualidade da sua escova de dentes trocando-a regularmente. O longo período de uso faz com que as cerdas das escovas fiquem mais desorganizadas e, consequentemente, passem a fazer uma escovação menos precisa, afetando a nossa higienização oral. Além disso, o desgaste nesses tufinhos pode resultar em outros problemas na região bucal. Com o passar do tempo, fica mais complicado limpar a escova de dentes, o que facilita o acúmulo de bactérias e outros antimicrobianos no acessório e na boca.

UMA ESCOVA DE DENTES VELHA PODE GERAR INCÔMODOS

Se não houver a troca de escova, há a piora da qualidade da escovação. Com esse fator, o paciente pode acumular mais resíduos em sua cavidade ao invés de limpá-los. Nesse caso, as consequências podem variar desde o surgimento de cáries a doenças periodontais, como a gengivite, que se não for tratada, pode levar à perda dos dentes. Além disso, complicações mais sérias podem surgir, como o câncer de boca e a endocardite bacteriana, que têm a má higiene como causa. Por isso, é fundamental fazer a troca de escova, assim como o uso de fio de dental e enxaguante bucal para manter o sorriso bonito e saudável.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.