Dor de Dente: Quais as Causas?

Home - Blog - Dor de Dente: Quais as Causas?

Dor de Dente: Quais as Causas?
24 de Novembro de 2020

Dor de Dente: Quais as Causas?

Ter uma dor de dente pode ser algo comum entre muitas pessoas, mas não é normal. Esse incômodo significa que alguma coisa no seu sorriso não vai bem e que precisa ser tratada o quando antes para evitar problemas maiores, como uma perda dentária. Mas, afinal de contas, o que pode causar uma dor de dente? Listamos os principais motivos da dor de dente e indicamos os tratamentos.

DOR DE DENTE: O QUE É?

A dor de dente pode ter muitos significados, que pode ser desde uma simples e tratável sensibilidade até uma DTM (dor maxilar). Mas, costumamos senti o incômodo, quando o problema se torna permanente ou atinge a polpa do dente - parte vital do elemento.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DOR DE DENTE?

- Cárie;

- Pulpite;

- Bruxismo;

- Dente quebrado;

- Abscesso dental;

- Sensibilidade;

- Mordida Cruzada;

- Fluorose;

- DTM.

QUAL É O MELHOR TRATAMENTO PARA A DOR DE DENTE?

Cárie: a restauração dentária é solução para tratar a dor de dente causada pela cárie. O procedimento visa em reconstruir o dente que foi corroído pelas bactérias, limpando e fechando a lesão que, antes, estava aberta.

Pulpite: neste caso, o dentista indica um processo de capeamento pulpar indireto, quando o problema está ainda no início, ou a pulpectomia, que é a remoção de toda a polpa dentária, e o tratamento de canal.

Bruxismo: melhor tratamento é o uso da placa de bruxismo. Ela pode ser usada pela manhã, em casos do bruxismo de vigília, ou à noite, quando a disfunção ocorre durante o sono.

Dente quebrado: esse tipo de acidente causa muito dor e a melhor coisa a se fazer é procurar um dentista o quanto antes para tomar as principais medidas. O tratamento mais indicado nesse caso é a restauração dentária.

Abscesso dental: é necessário fazer uma drenagem do abscesso para dar um fim na dor! Principalmente se o abcesso for agudo, em que o tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

Sensibilidade: essa é a dor de dente mais chatinha que existe. Mas a sensibilidade pode ser tratada com o uso de um bom creme dental específico e com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer o esmalte.

Mordida cruzada: o tratamento ortodôntico é a forma mais indicada para corrigir esse problema.

Fluorose: a melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico.

DTM: a dor de uma DTM (disfunção temporomandibular e dor orofacial) pode ser tratada de muitas maneiras - entre os mais famosos métodos está o relaxamento muscular, fisioterapia, placas de mordida e anti-inflamatórios.

COMO ALIVIAR A DOR DE DENTE?

Está com dor de dente? Procure seu dentista imediatamente para saber qual o problema. O profissional pode indicar analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, variando de acordo com cada caso e sintoma. Caso a consulta demore um pouco para acontecer, o recomendado é fazer uma compressa com gelo no local para amenizar a dor.

CINCO CUIDADOS PARA EVITAR UMA DOR DE DENTE

1.Escovar os dentes todos os dias após as refeições;

2.Usar uma escova de dentes com cerdas maciais;

3.Não fazer força durante a escovação;

4.Usar a placa de bruxismo regularmente, caso tenha a disfunção;

5.Evitar morder e mastigar alimentos duros e crocantes.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.