Dificuldade em Escovar a Língua?

Home - Blog - Dificuldade em Escovar a Língua?

Dificuldade em Escovar a Língua?
26 de Abril de 2019

Dificuldade em Escovar a Língua?

Não há dúvidas sobre a importância de escovar os dentes. Mesmo na correria do dia a dia, todo mundo sabe que precisa parar, principalmente após as refeições, para realizar a limpeza bucal. E isto não inclui somente escovação dos dentes. Para que tudo continue em dia com sua saúde, é preciso fazer uso do fio dental, enxaguante bucal e higienizar a língua. Essa última ação, contudo, pode causar o desconforto da ânsia de vômito. Episódios como este são muito comuns de acontecer, mas a limpeza não deve ser deixada de lado.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR A LÍNGUA?

Convencionou-se chamar a higiene bucal apenas como o momento de "escovar os dentes". Por isso, muitas vezes, causa a falsa ideia de que é somente essa parte que importa no fim das contas. A saúde bucal é feita de detalhes, incluindo também gengiva e língua. A higiene da língua é tão importante quanto a dos dentes. Por isso, ela não deve ser deixada de lado no momento de limpeza. As bactérias que causam o mau hálito, gengivite e cárie estão presente em todo meio bucal.

MAU HÁLITO É O PRINCIPAL VILÃO PARA A FALTA DE LIMPEZA DA LÍNGUA

Estar com algum problema na cavidade bucal não quer dizer que esteja sendo provocado pelos dentes, ou seja, as causas não são originadas somente pelos dentes. A boca é uma unidade e, por isso, não podemos nos preocupar exclusivamente com dentes e negligenciar os demais tecidos. A língua, por exemplo, também pode causar algum quadro devido à falta de limpeza. O mais famoso dos problemas é o mau hálito. A maioria dos pacientes que sofre com esse desconforto apresenta como causa o abandono ou não realização correta da higiene da língua. Fique atento!

E A ÂNSIA DE VÔMITO? COMO POSSO HIGIENIZAR A LÍNGUA SEM PASSAR POR ISSO?

Você não é o único a sentir esse desconforto. Para a maioria das pessoas, higienizar a língua acaba sendo uma ação dificultada pela ânsia de vômito ou enjoo. E, por isso, muitos acabam abandonando o hábito. No entanto, isto não deve acontecer. A higiene pode ser feita com a própria escova, bem de leve e gradual, até que não haja mais a ânsia. Além disso, o paciente pode fazer uso de um limpador de língua nesse momento, que pode ajudar consideravelmente na ação e diminui a ânsia.

CONFIRA COMO REALIZAR UMA LIMPEZA IDEAL DA LÍNGUA

É importante lembrar como deve ser realizada a higienização dessa parte. O ideal é que seja feita com a própria escova, em um movimento de ‘arrastar’ da parte mais posterior para anterior da língua. E, para completar, em caso de qualquer dúvida, lembre-se sempre de consultar seu dentista. Ele irá avaliar o que está acontecendo e poderá indicar a melhor solução para o seu caso, só não deixe de realizar essa limpeza.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.