Dicas para cuidar dos dentes do seu bebê

Home - Blog - Dicas para cuidar dos dentes do seu bebê

Dicas para cuidar dos dentes do seu bebê
12 de Março de 2019

Dicas para cuidar dos dentes do seu bebê

Cuidar dos dentes de leite da criança deve ser uma das prioridades de mães e pais. Mesmo sendo dentes que vão inevitavelmente cair, eles não estão livres de contrair doenças e problemas bucais, como a cárie dentária, por isso merecem o mesmo cuidado quanto à higienização e alimentação como os dentes permanentes. A escovação deve ser feita e o que fazer para aliviar as dores que o nascimento dos primeiros dentes causam nos bebês. Ela também trouxe cuidados para evitar o contágio de doenças transmitidas pela saliva. Confira!

COMO É A ESCOVAÇÃO DOS DENTES DE LEITE?

Assim que os dentes dos pequenos tenham aparecido por completo, os responsáveis já podem começar a escovação nos dentes de leite. O ideal é que seja realizada com a escova de cerdas macias e cabeça pequena, usando uma quantidade mínima (um grãozinho de arroz) de pasta de dentes fluoretada contendo flúor acima de 1000 ppm.

É importante ficar ligado às indicações no rótulo da escova, sempre verificando a idade apropriada para ela. Um outro detalhe é o uso das pastas fluoretadas.As quantidades menores de flúor do que a indicada não são o suficiente para combater problemas bucais. Bebês também podem ter cárie dentária e gengivite e, quando isso acontece, frequentemente estão associadas à má higiene oral.

COMO ALIVIAR AS DORES DOS PRIMEIROS DENTES DOS BEBÊS?

É normal que os pequenos sintam dores e chorem com uma certa frequência, pois são incômodos comuns quando os primeiros dentinhos estão aparecendo. Para garantir o alívio dos bebês, os pais podem recorrer a alguns cuidados, como massagear a região bucal. Massagear a gengiva com ajuda de uma gaze ou dedeira e, até mesmo, utilizar compressas de gaze com chá de camomila gelado no local onde está nascendo o dentinho. Uma outra opção é a utilização de mordedores para bebês. São ótimas ferramentas para aliviar o incômodo e elas podem vir em diferentes formatos, trazendo mais distração e divertimento para o pequeno. O mais indicado, nesse caso, é oferecer ao bebê os modelos gelados, com água dentro.

TENHA CUIDADO COM BEIJOS E BRINQUEDOS!

Não é apenas cárie e gengivite os problemas bucais dos quais os bebês correm riscos. Eles também não estão imunes a doenças transmitidas pela saliva, como candidíase, herpes e outras infecções. Isso pode acontecer sempre que os pais não se atentem a alguns cuidados essenciais. Por isso, a profissional separou em uma lista todos os detalhes para esse momento, garantindo que o pequeno esteja livre de qualquer problema:

- Não beijar a boca do bebê;

- Sempre limpar os brinquedos em que eles colocam a boca, incluindo mordedores;

- Não compartilhar utensílios, como talheres e escovas de dente;

- Esterilizar chupetas e mamadeiras.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.