Contenção: Por Que Devo Utilizar?

Home - Blog - Contenção: Por Que Devo Utilizar?

Contenção: Por Que Devo Utilizar?
13 de Outubro de 2020

Contenção: Por Que Devo Utilizar?

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento ortodôntico não termina com a retirada do aparelho ortodôntico fixo. Seu sucesso depende também do uso de uma contenção ortodôntica. Em nosso texto da semana explicaremos brevemente como a contenção funciona e por que você deve fazer uso dela e manter sua rotina de revisões do aparelho. Fique com agente alguns minutinhos e aproveite nosso blog de terça!

Quando usamos o aparelho ortodôntico, nossos dentes são “empurrados” para uma nova posição. Após a remoção do aparelho, os dentes apresentam um grande potencial de voltar à sua posição inicial, pois as fibras que suportam os dentes são elásticas e tem memória. Para eles permanecerem no lugar correto é necessário o uso da contenção. O tempo de duração para essa fase final do tratamento ortodôntico depende do grau de severidade e do tipo de má oclusão que existia no início.

TIPOS DE CONTENÇÃO ORTODÔNTICA

Existem vários tipos de contenção, e é o seu ortodontista quem irá identificar qual será a melhor para você. Na grande maioria dos casos, os especialistas escolhem uma contenção fixa inferior e um aparelho móvel superior. Isso acontece porque uma contenção fixa superior pode interferir na oclusão, criando problemas bucais mais graves.

Na maxila (arco dentário superior) a contenção mais utilizada é uma placa removível confeccionada com acrílico e sustentada por segmentos de fios ortodônticos de grosso calibre – chamada de Placa de Hawley. Na Top utilizamos a contenção invisível semelhante ao aparelho dentário Invisalign. Na mandíbula (arco dentário inferior), a contenção mais utilizada é fixa e conhecida como 3×3. Ela é confeccionada com um fio ortodôntico contornado e colado à superfície lingual dos dentes incisivos inferiores.

Para essa última fase ter bons resultados é necessário seguir rigorosamente as instruções do ortodontista, manter a higienização adequada diariamente e a revisão da contenção.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.