Cigarro: Principais malefícios na saúde bucal

Home - Blog - Cigarro: Principais malefícios na saúde bucal

Cigarro: Principais malefícios na saúde bucal
17 de Fevereiro de 2021

Cigarro: Principais malefícios na saúde bucal

1. FAZ MAL À SAÚDE BUCAL: ENTENDA ALGUNS DADOS IMPORTANTES

Para provar esse fato, a TOP separou alguns dados importantes da OMS: são mais de 50 doenças diferentes causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, como o infarto, doenças respiratórias e o câncer. Para aqueles que desejam abandonar o vício, existem muitos benefícios. Bastam 20 minutos após fumar o último cigarro para a pressão sanguínea diminuir, as batidas cardíacas voltarem ao normal e a pulsação cair? E com 8 horas sem fumar já é possível que o nível do oxigênio se normalize e se iguale ao de uma pessoa não- fumante? Imagina se você abandonar o hábito de vez.

2. FUMAR CAUSA CANCÊR DE BOCA?

O cigarro é o principal agravante do desenvolvimento de vários tipos de câncer de boca. Informações do INCA ainda apontam que a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes. Todas elas atuam sobre diversos sistemas e órgãos do corpo humano, contendo mais de 60 cancerígenos. Que perigo!

3. O CIGARRO DEIXA OS DENTES AMARELADOS?

O cigarro é um vilão para a saúde e estética do sorriso, não é à toa que grande parte dos fumantes possui dentes amarelados e escuros. Esse escurecimento ocorre devido às substâncias presentes em sua composição, como a nicotina e o alcatrão - alguns dos responsáveis por esse cenário. No caso da nicotina, por exemplo, ela acaba acumulando-se nas superfícies dos dentes, o que os deixa com a aparência mais escura. Esse composto também contribui para o acúmulo de tártaro acelerado e mau hálito.

4. QUEM FAZ CLAREAMENTO PODE CONTINUAR A FUMAR?

O cigarro é uma grande barreira na hora de deixar os dentes mais brancos. Isso porque a nicotina é responsável por causar pigmentação na mucosa e nos dentes. Assim, por mais que o clareamento dental seja feito da melhor maneira possível, as manchas sempre vão voltar. Os pigmentos irão impregnar novamente na estrutura dentária, causando o escurecimento ou amarelamento dos dentes. Por este motivo, o mais indicado para esses pacientes, é a suspensão do cigarro durante e após o tratamento.

5. MALEFÍCIOS DO CIGARRO PARA A SAÚDE BUCAL

O tabagismo é uma doença que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas: Vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia). Doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias). Doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). Úlcera do aparelho digestivo, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.