Cárie: Mesmo escovando posso desenvolver?

Home - Blog - Cárie: Mesmo escovando posso desenvolver?

Cárie: Mesmo escovando posso desenvolver?
27 de Agosto de 2020

Cárie: Mesmo escovando posso desenvolver?

A cárie é um dos probleminhas bucais mais temidos, principalmente pelo incômodo que ela causa. Normalmente a sua formação está relacionada a uma higiene bucal ineficiente, mas há casos em que mesmo exercendo uma boa escovação, a cárie ainda aparece. É bem chato, né? Você tenta fazer tudo certo, e quando menos espera, a monstrinha já se instalou no seu sorriso e o que resta é sair correndo para o dentista. Mas por que será que isso acontece? A top responde para você.

ENTENDA A RELAÇÃO DA CÁRIE COM A HIGIENE BUCAL

Não é novidade que a presença ou não de cáries está diretamente relacionada à escovação do paciente. Quando a placa bacteriana não é removida adequadamente, várias bactérias se instalam no local e então se inicia o processo de desmineralização do dente, o que caracteriza o estágio inicial da cárie. Para se certificar de que a higiene está sendo feita corretamente, o paciente não deve se esquecer de nenhuma das etapas que, além da escovação, incluem também o uso do fio dental e enxaguante bucal. Em caso de dúvidas, basta procurar e seguir um passo a passo ou perguntar ao seu dentista como isso deve ser feito!

A CÁRIE PODE OCORRER MESMO COM UMA BOA ESCOVAÇÃO?

Às vezes o paciente pode crer que está escovando os dentes da maneira certa, mas no fundo não é isso que está acontecendo. Por isso, é preciso avaliar a qualidade da escovação por um profissional e observar se o hábito do fio dental é frequente. Além disso, uma dieta cariogênica também pode influenciar o desenvolvimento da doença, já que os alimentos consumidos nessa dieta servem basicamente para “alimentar” as bactérias causadoras da cárie. A cárie só se desenvolve quando há placa envolvida. Então mesmo que o paciente relate bons hábitos, é necessário investigar e verificar onde está a causa do problema.

SURGIU UMA CÁRIE. O QUE FAZER?

Se uma cárie for detectada, a primeira atitude do paciente deve ser procurar um especialista no assunto para que seja realizada uma intervenção o quanto antes. O dentista será responsável por diversas medidas para verificar qual a melhor forma de tratamento: Radiografia para definir profundidade, traçar plano de tratamento, avaliar se é profunda, se será necessário canal ou se já comprometeu o dente. Por isso que, após a definição do diagnóstico, o paciente deve ser encaminhado para o especialista mais indicado.

PREVENÇÃO É A PALAVRA-CHAVE!

A melhor maneira de evitar a formação de cáries é focar nos cuidados com a sua higiene bucal e com a sua alimentação. Se você tem dúvidas de como fazer isso, pode ficar tranquilo: separamos 3 dicas fundamentais para te ajudar.

1) Escovação e fio dental após todas as principais refeições;

2) Idas regulares ao dentista;

3) Diminuir consumo de doces e evitar “beliscar” guloseimas durante o dia!


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.