Bruxismo na Infância

Home - Blog - Bruxismo na Infância

Bruxismo na Infância
15 de Julho de 2020

Bruxismo na Infância

Existe uma série de doenças que podem surgir durante a infância. O bruxismo é a principal entre elas. O distúrbio, definido como o hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes, pode causar diferentes problemas bucais e, por isso, deve ser tratado o quanto antes. Mas você sabe como o tratamento de bruxismo infantil deve ser feito? Para ajudá-lo com isso, a a to separarou algumas dicas sobre o assunto.

ANTES DE TRATAR, ENTENDA O QUE É E QUAIS SÃO AS CAUSAS DO BRUXISMO INFANTIL

Na média, 3 a cada 10 crianças possuem o hábito de ranger ou apertar os dentes, que são as principais características do quadro de bruxismo. Nesse caso, as causas do distúrbio quase sempre tem origem emocional. O hábito pode ser uma maneira que a criança encontra de acalmar ansiedade e estresse. Além disso, também pode ser um indicativo de hiperatividade ou até mesmo uma reação à alguns medicamentos. Caso não seja resolvido, o problema pode desencadear outros incômodos aos pequenos. Má oclusão dentária, desgaste do esmalte dos dentes, dor de ouvido, cefaléia, dores miofasciais e sangramento da gengiva são alguns dos resultados do bruxismo infantil.

BRUXISMO INFANTIL TEM CURA?

Sim. Para isso, a especialista ressalta que o problema deve ser tratado pela raiz. Os pais devem entender que o distúrbio é relacionado a transtornos e, principalmente, estresse. Por isso, a melhor forma de preveni-lo e tratá-lo é através do manejo com o próprio estresse causador. Além disso, os sintomas costumam desaparecer sem causar danos ao desenvolvimento da criança. Entretanto, é importante que o acompanhamento profissional seja feito até os 12 anos de idade, ainda que seja mais comum quadros de bruxismo no período entre 4 e 6 anos.

3DICAS EFICAZES PARA O TRATAMENTO DE BRUXISMO INFANTIL

Para quem sofre com bruxismo, a sensação de ranger e apertar os dentes pode ser bastante incômoda. Por isso, o especialista separou 3 dicas imprescindíveis para o tratar o bruxismo em crianças:

1. Colabore para uma noite de sono mais tranquila: diminuir a atividade física e mental da criança antes de dormir é fundamental para evitar o ranger dos dentes. Nesse caso, evitar brincadeiras que exijam concentração e exercícios físicos antes de dormir é importante. Além disso, desligar os aparelhos eletrônicos e proporcionar um ambiente livre de ruídos podem ajudar a garantir um sono mais tranquilo.

2. Utilize placa de mordida: dependendo do grau de bruxismo do seu pequeno, o uso de placa de mordida miorrelaxante pode ser uma boa opção. Entretanto, vale lembrar que é importante que o diagnóstico seja feito por um especialista.

3. Opte pelo aparelho ortodôntico: se a causa do bruxismo infantil estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura crânio facial, o uso do aparelho ortodôntico é a solução. Nesse caso, a criança deve ser acompanhado por um ortodontista para garantir o tratamento adequado de acordo com as suas necessidades.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.