Bruxismo e COVID-19

Home - Blog - Bruxismo e COVID-19

Bruxismo e COVID-19
09 de Julho de 2020

Bruxismo e COVID-19

Todos nós andamos mais estressados e tensos com a situação atual do covid 19, e isto esta deixando cada vez mais comum uma condição odontológica chamada de bruxismo. O habito de ranger os dentes ou apertar os dentes é hamado de desordem funcional na literatura, essa forma de contrair os dentes, é possivelmente relacionada a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, tende a se tornar mais frequente em momentos onde o indivíduo se sinta ou esteja mais nervoso, ansioso, estressado, preocupado.

Diante disso, pacientes têm se queixado de dores e crises aumentadas durante o período de quarentena. O estado psicológico tem relação direta com quadros dolorosos e, em situações de tristeza, estresse ou ansiedade, o indivíduo tende a relatar maior frequência e intensidade da dor.

Pode-se dizer teoricamente que o estresse ocasionado pela quarentena tem afetado, principalmente, o bruxismo em vigília, onde a pessoa mantém a contração dos músculos da mandíbula por um logo período, podendo ficar com os dentes encostados ou apertados. Esse tipo de bruxismo está bastante relacionado com situações de estresse e ansiedade. A quarentena está sendo um período tenso e que pode sim estar determinando o aumento dessas crises.

É importante esclarecer que bruxismo é o nome dado à atividade dos músculos da mandíbula e que nem sempre causa dor. Quadros de disfunção temporomandibular (DTM) podem surgir acompanhados de dor e, se a dor for de origem muscular e não estiver cronificada, compressas de água morna e exercícios de alongamento oferecem alívio.

Vale ressaltar que a dor é um sintoma que caracteriza urgência, visto que além de estar sinalizando alterações do organismo, pode provocar desconforto significativo para o indivíduo. Alterações de rotina e impacto negativo na qualidade de vida também são relatados e o ideal é proporcionar alívio da dor. Por isso, mesmo dentro da quarentena, caso o paciente apresente um quadro de dor forte deve entrar em contato com o seu especialista, você saber mais sobre este caso e suas características e dúvidas sem sair de casa através do nosso atendimento via whatsapp.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.