Aparelho Ortodôntico na Infância?

Home - Blog - Aparelho Ortodôntico na Infância?

Aparelho Ortodôntico na Infância?
02 de Setembro de 2019

Aparelho Ortodôntico na Infância?

O desalinhamento dos dentes pode acontecer em qualquer idade, mas essa situação normalmente é observada pelos pais ainda durante a infância de seus filhos. No entanto, muitos adultos hoje em dia também estão aderindo ao tratamento ortodôntico, e sempre fica aquela dúvida: qual seria a melhor fase para colocar o aparelho, afinal? Pontuamos tudo que você precisa saber. Confira!

COM QUE IDADE É POSSÍVEL COMEÇAR O USO DO APARELHO ORTODÔNTICO?

Muitas pessoas têm essa dúvida e acreditam que o uso de aparelho deve ser feito somente com o nascimento de todos os dentes permanentes, não existe regra para isso, já que o desenvolvimento dentário e estrutural da boca pode variar de acordo com cada um. No entanto, o dentista também indica que, na maioria dos casos o tratamento ortodôntico se inicia por volta dos 10-11 anos, quando o paciente está na fase mista da dentição. Sobre possíveis diferenças entre quem realiza o tratamento quando criança, e quem o faz somente na fase adulta, ele afirma: Quanto mais precoce o tratamento, melhor o prognóstico.

EM QUAIS CASOS O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE SER RECOMENDADO NA INFÂNCIA?

Por mais que não haja exatamente uma regra, indicamoss que o tratamento ortodôntico pode ser iniciado se as trocas dentárias estiverem mais avançadas, já com a presença dos primeiros molares permanentes e com os dentes incisivos já erupcionados. Mas também há casos em que essa intervenção pode ser feita antes mesmo disso acontecer. Casos onde temos, por exemplo, uma sobremordida profunda, biprotrusão, desnivelamentos exagerados, rotações dentárias, dentre outras situações clínicas, pode-se iniciar precocemente o tratamento ortodôntico no paciente. Outra indicação é quando a adesão aos aparelhos ortopédicos (aparelhos móveis) não tem uma boa aceitação.

QUE CUIDADOS TOMAR PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PASSAR NOVAMENTE POR ESSE TRATAMENTO NA FASE ADULTA?

Há casos em que o paciente passou pelo tratamento ortodôntico quando criança, e, após algum tempo, o desalinhamento dos dentes ressurgiu na fase adulta. Isso acontece porque, segundo o especialista, é fundamental fazer um acompanhamento regular do quadro clínico do paciente, mesmo que todo o problema de oclusão tenha sido resolvido durante o tratamento. Na maioria dos casos, são instaladas contenções que tentam evitar ao máximo uma possível recidiva. Porém, como algumas dessas contenções são móveis, é necessário que o paciente coopere para garantir a eficácia do processo.


Voltar para a Listagem
Fale Conosco