Aparelho Ortodôntico: Amarela os Dentes?

Home - Blog - Aparelho Ortodôntico: Amarela os Dentes?

Aparelho Ortodôntico: Amarela os Dentes?
20 de Janeiro de 2021

Aparelho Ortodôntico: Amarela os Dentes?

Quando se trata do uso de aparelho ortodôntico, é comum que alguns pacientes tenham uma série de dúvidas. Quanto tempo o tratamento vai durar? É preciso evitar alguns alimentos? Vou sentir dor? Essas são algumas das questões mais frequentes sobre o tratamento. Mas, além disso, outra preocupação frequente é se os dentes podem ficar manchados ou escuros ao fim do tratamento ortodôntico. Será que isso é verdade? Acompanhe nossa matéria da semana!

AFINAL, O APARELHO ORTODÔNTICO MANCHA OS DENTES?

É comum que, antes mesmo de colocar o aparelho ortodôntico, alguns pacientes tenham a dúvida - e até medo - de que o acessório possa escurecer os dentes. Na verdade, as manchas amareladas podem ser causadas por outros fatores. Isto pode ser ocasionado pela ausência ou pouca frequência de higiene bucal correta. Para evitar dentes amarelados, é preciso ter atenção redobrada no momento de escovação. Utilizando o fio dental específico para pacientes ortodônticos, fazendo o uso da escova interdental para tirar o acúmulo de placa dos dentes e bráquetes e finalizando com enxaguante, você consegue manter o equilíbrio do sorriso.

TIREI O APARELHO. POSSO FAZER O CLAREAMENTO DENTAL?

Quando o tratamento ortodôntico termina e você finalmente pode tirar o aparelho, é normal ter vontade de clarear os dentes para completar o sorriso alinhado e perfeito, é possível realizar o clareamento dental após a retirada do aparelho. Entretanto, é importante lembrar que o procedimento deve ser feito sempre com o acompanhamento de um dentista, para que não ocorra nenhum prejuízo à saúde bucal e a estética do sorriso.

SAIBA COMO CLAREAR OS DENTES APÓS TIRAR O APARELHO

Além do clareamento dental, existem outras técnicas que podem contribuir para um sorriso branco e saudável após a retirada do aparelho ortodôntico. Entre elas, está a profilaxia bucal. Assim como afirma a ortodontista, a profilaxia bucal pode, de fato, deixar os dentes mais claros, já que remove aquelas manchinhas causadas por pigmentos diários. No caso do tratamento ortodôntico, a indicação é que o procedimento seja feito no dia ou na véspera da manutenção, que é quando os fios ortodônticos e os elásticos podem ser removidos e garantir um resultado mais eficaz. Mas, vale ressaltar que, a profilaxia bucal deve ser realizada a cada seis meses, dependendo da orientação do seu dentista.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.