Alimentação X Saúde Bucal

Home - Blog - Alimentação X Saúde Bucal

Alimentação X Saúde Bucal
22 de Maio de 2018

Alimentação X Saúde Bucal

Alimentação X Saúde Bucal

Qual a relação entre nutrição alimentar e a saúde bucal? Toda ! Afinal, que nunca ouvir falar que “a saúde começa pela boca”? Confira algumas dicas de que separamos para você ter uma boa alimentação e saúde bucal.

CUIDADO COM O AÇUCAR

Desde pequenos já ouvimos falar sobre as temidas cáries. A doença é a mais comum e recorrente entre os pacientes, em especial, crianças. E o número de pessoas que sofrem com esse problema só aumenta. O grande causador de toda essa bagunça é o consumo em excesso de açúcar, que serve como alimento para as bactérias..Além da limpeza bucal recomendamos,manter visitas regulares ao dentista é de suma importância para prevenir-se.

ABUSE DA VITAMINA C

É comum relacionarmos a vitamina C diretamente como uma maneira de precaução de resfriados ou gripes. Isto porque o composto é responsável por manter o sistema imunológico em dia. No entanto, o que poucos sabem é que, essa mesma vitamina também contribui na prevenção de sangramentos nas gengivas e da perda dentária. Uma doença bucal relacionada à carência dessa vitamina é o escorbuto, causador de hemorragias nas gengivas e até abalos nos dentes. Por isso, recomendamos algumas frutas e vegetais ricos nessa substância importante, como laranja, kiwi, brócolis e espinafre.

CÁLCIO

Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de elevar o ph na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.

VITAMINA A

Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.